sábado, 31 de agosto de 2013

Dicas para uma boa noite de sono

Não sou uma expert no assunto, e confesso que não li muitos livros a respeito, mas juntei minha experiência própria com algumas dicas de outras colegas mamães e pediatras. 
Aqui em casa tem dado super certo desde sempre, meus dois filhos dormem muito bem a noite. Mesmo a pequena, com um mês, já dorme muito bem! 
É importante lembrarmos que não existe uma "regra", nem certo e errado, cada família se adapta do seu jeito, mas algumas dicas servem pra ajudar...
bebe dormindo 300x181 Bebê não dorme? Sono durante o dia?
- a hora de dormir "pesado" é à noite:
As crianças, principalmente os bebês e crianças menores de 2 anos, precisam de uns cochilos durante o dia, mas a casa não precisa parar pra isso. O ambiente deve estar claro, os ruídos na casa devem ser os habituais daquele horário, afinal é dia e a criança deve perceber isso. A hora de silencio e escurinho é à noite. A família e as visitas podem conversar normalmente, não precisam falar baixinho. O cochilo pode ser no berço ou cama da criança ou em outro local, na minha opinião isso não importa, desde que a rotina na casa não seja mudada. E se estiver no quarto, a porta deve ficar aberta. 

- acorde a criança durante o dia:
Isso mesmo, se seu bebê estiver dormindo muito durante o dia, ele deve ser acordado. Vc quer que ele durma a noite? Então não deixe que ele durma tudo o que tem que dormir durante o dia, nem que para isso vc precise acordá-lo e agüentar um pouquinho de irritação.

- crie uma rotina:
Aqui em casa o "mamá" é com hora marcada, de 3/3 horas, se precisar eu acordo a bebê pra mamar. Geralmente eu troco a fralda entre a mamada de um seio e do outro, mas se ela estiver dormindo muito pesado, eu troco antes pra acordá-la bem. Isso significa que cada soneca dura, no máximo, 3 horas.

- insista:
Se o bebê não quer dormir, insista até ele pegar no sono. Alguns livros sugerem que se ensine o bebê a dormir sozinho, deixando ele no berço até ele pegar no sono, mesmo que chore um pouco. Aqui em casa, com meu mais velho, isso não dava certo. Ele chorava tanto que "gorfava", e aí eu tinha que trocar sua roupa, a roupa de cama, e aí é que ele despertava mesmo e não dormia. Então, desde o começo, ele dormia no meu colo mesmo, rapidinho, e eu o colocava no berço. A caçulinha até dorme sozinha, mas demora um pouco. Então dorme no colo mesmo, dá certo e eu confesso que adoro esse carinho...

- apele pra chupeta, peito ou mamadeira se precisar:
Se seu filho dorme mais rápido com a chupeta na boca ou mamando no peito ou na mamadeira, qual o problema? Deixe que ele durma assim... Até hoje meus filhos dormem mamando... Não tenho nenhum problema com isso...

- se a criança dorme ou acorda muito cedo, tente aos poucos ajustar o horário dela com o do resto da família:
É difícil, mas acho que dá pra ir ajustando esses horários aos poucos. Se a criança esta dormindo muito cedo, tente segurar ela acordada um pouco mais, para que ela acorde mais tarde no dia seguinte. Dá dó, mas vai ser melhor pra todos. Se acordar muito cedo, tente fazer ela dormir de novo para que vc durma mais um pouco e ela aprenda aos poucos a não acordar tão cedo... Aqui em casa deu certo... Vale a pena insistir...

Acho que o mais importante de tudo realmente é ajustarmos a vida das crianças de acordo com a vida da família. E nunca estressar... Se não deu certo num dia, pode dar certo no outro... 

Alguém tem mais alguma dica??? 
Beijos

Nenhum comentário :

Postar um comentário