domingo, 11 de agosto de 2013

Livro Nana Nenê

Mamães, alguém de vocês não conhece o livro Nana Nenê?
Bom, eu confesso que não li muitos livros de mamães em nenhuma das duas gestações, não tinha muita paciência pra eles, mas este livro considero como uma leitura obrigatória! 

 
Livro - Nana Nene
 


Na minha interpretação, considerei que o livro nos apresenta duas maneiras diferentes de encarar a rotina da amamentação. Uma delas com as mamadas à livre demanda, ou seja, a mãe amamenta (ou dá a mamadeira pro bebê) toda vez que achar que ele esta com fome, o que muitas mulheres faziam antigamente, mas isso pode significar praticamente o dia todo só amamentando...
O que o livro realmente recomenda são as mamadas de horário, a cada 3 horas, que hoje em dia muitas mulheres fazem. Eu fiz isso com meu primeiro filho e estou fazendo agora, e posso dizer que dá super certo... A idéia é já criar uma rotina pro bebê, o que só traz benefícios pra todos. 
Outra coisa que o livro enfatiza também são as sonecas e a hora do sono. Eles recomendam que se coloque o bebê no bercinho ainda acordado, para que ele aprenda a dormir sozinho, e não fique condicionado a dormir no colo ou a dormir mamando... Inclusive o livro dá dicas pra se ensinar isso ao bebê mesmo para aqueles um pouco mais velhos, que ja não seguem essa rotina.
Eu confesso que isso não deu certo para o meu mais velho, até hoje com 3 anos ele ainda dorme mamando e no meu quarto, e só então o levamos pra caminha...
Mas nada é perfeito e nem tudo pode ser seguido à risca, certo? Vamos ver agora se eu vou conseguir fazer isso... Vou tentar, mas se as coisas forem como antes também não será o fim do mundo... Acho que o mais importante é o bebê se adequar à rotina da família. 

E aí mamães, outras dicas de leitura "obrigatória"? Eu agora vou começar a ler o "Crianças francesas não fazem manha", depois conto pra vcs. E o livro "Nana Nenê", o que acharam dele? 
Comentem, por favor! 
Beijos

2 comentários :

  1. Eu li o Nana Nenê. E li os 3 da Tracy Hoggan, a encantadora de bebês. Confesso que li o Nana Nenê por desespero. João nao me deixava dormir... mas nunca consegui deixa-lo chorando... A Encantadora tambem enfatiza a questão da rotina de 3-3h, mas ensina técnicas para o bebê dormir sem deixa-lo chorando. Técnicas que mudam de acordo com a idade. Além de outras dicas sobre comportamento e educacao emocional. Super pratico e facil de ler... Recomendo para meus pacientes (pais dos pacientes)...

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o Nana Nenê e estou lendo o Crianças Francesas não fazem manha. Estou gostando. Não tinha pensado em ler os livros da Encantadora de bebês, mas agora fiquei com vontade de ler. Obrigada pela dica! E obrigada pelo comentário, escreva sempre compartilhando suas experiências! Beijos

    ResponderExcluir