terça-feira, 22 de outubro de 2013

Testes em animais e indústria cosmética

Eu não sou uma ativista defensora dos animais, mas acho que nada justifica fazer os bichinhos sofrerem, e acho que todos deveriam estar informados a respeito desse assunto. 
Como falo muito sobre cosméticos e produtos do tipo aqui, resolvi esclarecer um pouco algumas coisas...
Esse assunto tomou mais foco porque em São Paulo, há alguns dias um grupo de ativistas invadiu e resgatou cãozinhos beagles de um instituto de pesquisa, protestando contra o uso de cães da raça em testes para indústrias farmacêuticas. Um dia depois, foi organizada uma passeata pelos ativistas. 
Na verdade, quase todos os segmentos da indústria realizam testes em animais, a indústria de alimentos (humanos e para animais), a bélica, automotiva, química, etc, até as indústrias de eletrodomésticos e informática. A indústria farmacêutica e de cosméticos é só mais uma delas. É importante sabermos também que a legislação de muitos países obriga serem realizados testes em animais antes de serem feitos testes em seres humanos. 
Testes em animais são caros, burocráticos e horríveis para a imagem das empresas, mas muitas vezes são necessários. As empresas geralmente só testam em animais quando realmente não há alternativas. Ou seja, nenhuma indústria quer testar em animais, só o fazem quando não tem outro jeito. 
Mas mesmo que um laboratório ou indústria de cosmético informe que não  realiza testes em animais, as matérias primas usadas para a fabricação dos produtos na maioria das vezes já foram previamente testadas em animais. Isso significa que eliminar 100% desses testes é praticamente impossível. Mesmo indústrias que alegam não fazer testes  animais, em algum momento seus produtos, ou matérias primas, passaram por esses testes, seja na própria indústria ou com seus fornecedores. 
Sem hipocrisia. Escolher produtos de marcas que supostamente não testam em animais não irá ajudar em nada no sentido de se acabarem com esses testes. O que ajudaria sim seriam os investimentos em pesquisa para o desenvolvimento de novos tipos de testes. Ainda não é possível acabar com os testes em animais, mas muitas indústria investem para isso. 
Agora, os maus tratos à esses animais, que as vezes ocorre, isso sim deve ser combatido com todas as forças.  
Radicalismos e hipocrisia não ajudam em nada. 
Assunto polêmico...

Um comentário :

  1. Gabi... mais que na hora de todo mundo repensar esse assunto...
    Acredito que o caminho seja mesmo no investimento em novos testes... Por enquanto, fico com a idéia de que teste em animal é o que tem pra hoje... Mas será que são tão necessários assim?
    Talvez, alguns produtos não precisassem desse tipo de teste... É um assunto feio e dolorido, que ninguém gosta de falar... E quando você encontra alguém pra falar, geralmente é alguém com o perfil de um ativista, que vem com aquelas imagens horrorosas e com opinião radical/imparcial...
    Assim não se chega a lugar nenhum...

    ResponderExcluir