domingo, 21 de julho de 2013

O que não podemos usar na gestação

Uma dúvida muito comum entre as gestantes e mulheres que estão tentando engravidar diz respeito a quais produtos podem e quais não podem ser usados durante a gestação. 

img
O que costumamos orientar, é que a mulher que esta tentando engravidar não precisa fazer restrição nenhuma ao uso de cremes e produtos tópicos, ou seja, até se descobrir grávida todos os produtos que se está usando podem ser mantidos.
A partir do momento que se descobre a gravidez, alguns produtos devem ser evitados.

Os produtos como ácido retinóico e outros retinóides, como tretinoína, isotretinoína, adapaleno, retinol, retinaldeído, etc, utilizados tanto para acne e pele oleosa quanto para prevenção de envelhecimento, não devem ser usados. 
Além disso, a hidroquinona, um agente despigmentante, também deve ser evitado. 
Uma substância muito usada para acne e para a limpeza da pele oleosa, o ácido salicílico, também não deve ser usado, bem como o peróxido de benzoíla.
As mulheres que apresentam muita acne, ou que apresentam piora de sua acne existente antes da gestação, podem usar produtos que contenham clindamicina tópica, ácido azeláico ou ácido glicólico. Esses dois últimos são também muito usados para prevenção de envelhecimento e podem ser utilizados sem preocupação. 
A uréia, um agente muito usado para hidratação, só pode ser usada na concentração de até 3%, ou seja, as concentrações de 10 e 20%, também muito utilizadas e disponíveis em diversos produtos existentes no mercado, devem ser evitadas.

Na verdade, o que se sabe é que nenhum dos agentes citados acima tem absorção sistêmica a ponto de passarem para o bebê; mas como não são, por motivos óbvios, realizados estudos científicos em grávidas, é melhor prevenir do que remediar, concordam? 

Acabei por citar os principais produtos que devem ser evitados, e citei somente os de uso tópico, mas se pensarmos em medicações orais, essa lista aumenta bastante. Prometo que mais pra frente falo sobre eles, certo?
Com relação a amamentação, seguimos mais ou menos as mesmas regras, mas a preocupação neste caso passa a ser ainda menor, principalmente se a amamentação não é exclusiva.

E vcs, quais produtos que usavam antes da gestação precisaram ser suspensos ou substituídos? Alguém tem alguma dúvida? Podem escrever que respondo!
Beijos

3 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Eu tive que suspender os medicamentos para acne e os cosméticos pra pele oleosa... ainda bem que minha pele melhorou com a gestação! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vc gostou, Rê!!!
    Muitos dos produtos devem ser suspensos ou substituídos, mas sempre existem outras opções caso se precise.
    Beijos

    ResponderExcluir