terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dúvidas sobre filtro solar

Sei que esse assunto pode render ainda muitos textos, mas espero com este esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes com relação aos protetores solares.
Filtro Solar, melhor amigo do verão
Vocês sabem, por exemplo, a diferença entre os raios UVA e UVB? 
Bom, os raios ultra-violeta A são aqueles responsáveis pelo bronzeamento a curto prazo da pele, e apesar de não causar vermelhidão, podem levar ao fotoenvelhecimento e manchas na pele. Além disso, têm papel nos processos tumorais e alérgicos. Os raios UVA atingem as camadas mais profundas da pele, e são presentes durante todo o dia.
Já os raios ultra-violeta B são responsáveis pelos danos imediatos à pele, como ressecamento, vermelhidão, queimaduras e bolhas. Além disso são responsáveis por fazer a pele "descascar" e contribuem para o envelhecimento precoce e para o câncer de pele. Sua intensidade varia durante o dia, sendo mais forte entre as 10 e as 16hs. Agem mais superficialmente na pele. 
Outra coisa importante é com relação ao FPS, fator de proteção solar. Um filtro solar com FPS 30, por exemplo, significa que a pessoa está 30 vezes mais protegida do que se não estivesse usando protetor; um protetor 100 significa que se está 100 vezes mais protegido, e não significa nunca 100% de proteção!
Já o UVA, na maioria das vezes não vem expresso em números nas embalagens dos produtos, e às vezes vem com a indicação de PPD (Persistent Pigment Darkening). Esse pode ter seu fator de proteção expresso em números ou em cruzes, + (PPD 2 a 4), ++ (PPD 4 a 8) ou +++ (PPD maior que 8). Infelizmente, a maioria dos protetores solares brasileiros não tem proteção contra os raios UVA. 
O ideal é que a proteção UVA seja pelo menos um terço da proteção UVB, ou seja, um filtro solar FPS 30 deve ter proteção contra a raios UVA de pelo menos 10. Se no rótulo do filtro tiver a sigla UVA dentro de um círculo, isso significa que essa regra esta sendo cumprida. 
Um outro dado importante a ser esclarecido tem a ver com o mito de que FPS maior que 15 "não adianta". Na verdade, um filtro solar com FPS 15 tem um nível de proteção aproximado de 92%, um com FPS 30 aproximadamente 96%, e um com FPS 60 aproximadamente 98%; ou seja, pouco aumento na proteção, mas grande aumento na quantidade de principio ativo. Isso significa maior chance de causar irritação na pele, e maior oleosidade do produto.  
Bom, espero ter conseguido esclarecer algumas dúvidas, e estou aberta a outras!
Beijos

Nenhum comentário :

Postar um comentário